O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos informou nesta quarta-feira (24) que, na segunda (22), o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e algumas funcionalidades do Processo Eletrônico Nacional sofreram um "incidente de segurança cibernética".
Este sistema é crucial para o andamento eletrônico de processos administrativos em nove ministérios e dois outros órgãos.
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI), criado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), é uma ferramenta de gestão de documentos e processos eletrônicos, destinada a melhorar a eficiência administrativa. O SEI faz parte do Processo Eletrônico Nacional (PEN), uma iniciativa colaborativa de vários órgãos e entidades da administração pública, com o objetivo de estabelecer uma infraestrutura pública para processos e documentos administrativos eletrônicos.
Os serviços oferecidos aos cidadãos através do portal GOV.BR não foram impactados. As equipes de TI já estão trabalhando para resolver o incidente e restabelecer os serviços o mais rápido possível.